Sites Grátis no Comunidades.net

Obrigado pela sua visita



Total de visitas: 1045374
Viúva José Gomes & Filhos
Viúva José Gomes & Filhos

            ... Next Last




(Foto 1/8)


Viúva José Gomes & Filhos


O edifício da adega e escritório foi construido em 1808, pela família Gomes da Silva, oriunda da Região de Loures, que possuía grande extensão de vinha e mais tarde dedicaram-se também ao comércio de vinhos da Região de Colares.
Cerca de 1902, foi constituída a sociedade Viúva de José Gomes da Silva & Filhos, dirigida pelos seus filhos Bernardino e Ludgero Gomes da Silva.
Em 1920, o edifício, o negócio e marcas foram adquiridos pela Companhia de Vinhos e Azeites de Portugal S.A.R.L., na pessoa de António Soares Franco Júnior, administrador da firma José Maria da Fonseca Sucessores Lda, sociedade para a qual todo o património passou em 1926.
Em 1931, a Adega foi adquirida por Vitor Guedes & Companhia, Sociedade Comercial, cuja designação social foi alterada em 1962 para Vitor Guedes-Indústria e Comércio S.A.R.L., que na década de setenta deixou de comercializar vinhos, em parte devido ao acentuado decréscimo da produção e também devido aos problemas sociais e laborais existentes na altura em Portugal, pelo que toda a existência foi engarrafada, permanecendo em envelhecimento.
Inicialmente os vinhos eram produzidos em Almoçageme saíndo de carroça para a Praia das Maçãs, onde existia um entreposto.Eram carregados em vagonetas que seguiam atreladas ao eléctrico até Sintra, prosseguindo depois para Lisboa de comboio.
Em 1988, a Adega e toda a existência foi comprada pela família Baeta, estabelecida em Sintra no negócio alimentar desde 1898, proprietária de uma Adega em Sintra, tendo a sociedade comercial Jacinto Lopes Baeta, Filhos Lda. ficado na posse de toda a existência, iniciando uma nova fase de comercialização dos vinhos, criando e engarrafando novas colheitas de vinhos de Colares, de modo a restabelecer o prestígio da marca Viúva Gomes.
A partir dessa altura começou o período de recuperação das instalações, compra de novos toneis em madeira e recuperação dos existentes, ficando com uma capacidade total de 105.000 litros.
Em 1998, foi criado um espaço na Adega destinado a provas de vinhos e eventos diversos, bem como uma pequena loja para venda de todos os produtos engarrafados e provados na Adega.
A Adega Viúva Gomes faz parte da Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares.


Sede e Armazém:
Rua Câmara Pestana, nº 15
2710 - 546 Sintra



Jacinto Lopes Baeta, Filhos Lda.


 


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


(Produtores ou Empresas)


Início / Apresentação / Glossário-Marcas / Curiosidades / Arquivo / Rótulos disponíveis para Trocas / Adegas Particulares / Vinhos da casa / Rótulos antigos / Linkes / Outro coleccionadores / Recordações / Engarrafadores / Rótulos com história / Temática / Grandes superfícies / Adegas Cooperativas / Vinhos das Ilhas / Contactos