Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

Obrigado pela sua visita



Total de visitas: 1036409
Sociedade Agrícola Terras do Picoto, Lda.
Sociedade Agrícola Terras do Picoto, Lda.

    

Sociedade Agrícola Terras do Picoto, Lda.


(Foto -99/0)

Sociedade Agrícola Terras do Picoto, Lda.
Quinta do Picoto



Marcas
Benedito
Portal do Picoto
Quinta das Canadas


Das Terras do Picoto para os mais prestigiados mercados internacionais

A Sociedade Agrícola Terras do Picoto é mais uma das muitas empresas existentes na Região Demarcada do Douro que se dedica à viticultura e vinificação. Exemplifica bem as tradicionais famílias locais que arregaçando mangas conseguiram desbravar um monte e transformá-lo numa produtiva área de vinha, nas encostas do Rio Torto, concelho de S. João da Pesqueira.

A Quinta do Picoto tem os terrenos expostos geograficamente para Sul e Nascente, o que favorece sobremaneira as uvas que ali se colhem, levando a que o produto final seja de superior qualidade e reconhecido por aqueles que já provaram as três marcas de vinho que a Sociedade lançou no mercado.

Os terrenos foram adquiridos por Valentim Benedito em 1977, num cenário bem diferente do que são hoje, precisando ser desbravados. Uma tarefa que não afrontou o empreendedor proprietário que viu ali uma boa oportunidade de investimento, que mais tarde veio a revelar-se acertada.  

Nesse mesmo ano planta os primeiros dez hectares de vinha, tarefa a que deu continuidade nos anos seguintes até perfazer os actuais 56 hectares. Uma vastidão de vinhas que culminam no Picoto, um monte que dá nome à quinta e olha atentamente o Rio que serpenteia a seus pés.

A Sociedade Agrícola Terras do Picoto é uma empresa familiar cuja gestão passa apenas pelos três membros da família, Valentim Benedito (pai), José Benedito e Carlos Benedito (filhos), contando ainda com a restante família para outras tarefas.

 Embora todas as vinhas estejam mecanizadas, na Sociedade trabalham cinco colaboradores diários no amanho anual das vinhas. Na vindima costuma empregar mais de cem pessoas para colherem as uvas que hão-de originar os 120 mil litros de vinho de mesa e 77 mil litros de vinho do Porto.

Como foi explicado à Voz do Campo por José Benedito, o vinho de mesa é vinificado nas instalações próprias da Quinta, enquanto as uvas destinadas para vinho do Porto são entregues numa empresa multinacional que as transforma e comercializa com marcas próprias.

José Benedito adianta ainda que o vinho de mesa produzido Quinta do Picoto tem uma elevada procura, o que obriga a um rigoroso controlo de stock.“Foi muito difícil implantarmo-nos no mercado, mas depois a qualidade e o preço do nosso produto final fizeram o restante trabalho”, afirma um dos gestores da Sociedade com satisfação.

As primeiras marcas de vinhos lançados ainda em nome individual por Valentim Benedito foram Quinta das Canadas e Bendito. Desde 2005, já constituída a Sociedade, surgiu ainda o Portal do Picoto. Nas categorias DOC, Reserva e Grande Reserva estes vinhos mereceram já o reconhecimento nacional e internacional, tendo sido galardoados com várias medalhas de ouro, prata e bronze, em certames da especialidade. Além do mercado nacional, Espanha, Bélgica, Alemanha, França e Inglaterra são outros países onde os vinhos das Terras do Picoto estão já bem implantados. In http://www.vozdocampo.com

Sociedade Agrícola Terras do Picoto, Lda.
Quinta do Picoto
Apartado 21
5130-301 São João da Pesqueira


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
(Produtores ou Empresas)
Início / Apresentação / Glossário-Marcas / Curiosidades / Arquivo / Rótulos disponíveis para Trocas / Adegas Particulares / Vinhos da casa / Rótulos antigos / Linkes / Outro coleccionadores / Recordações / Engarrafadores / Rótulos com história / Temática / Grandes superfícies / Adegas Cooperativas / Contactos