Sites Grátis no Comunidades.net

Obrigado pela sua visita



Total de visitas: 1045296
Soc. Com. dos Vinhos de Mesa de Portugal, Lda.
Soc. Com. dos Vinhos de Mesa de Portugal, Lda.

      




(Foto 1/1)

Sociedade Comercial dos Vinhos de Mesa de Portugal, Lda.


Marcas
Cambriz


O nascimento da Sogrape
No Verão de 1942, Fernando van Zeller Guedes fundava com 15 amigos a “Sociedade Comercial dos Vinhos de Mesa de Portugal”, atual Sogrape Vinhos S.A., e criava aquele que viria a tornar-se o mais internacional dos vinhos de mesa portugueses – Mateus Rosé.

Com a ambição de dar a conhecer ao mundo os vinhos portugueses, a Sogrape nasceu com um posicionamento singular para o mercado vitivinícola da época: uma visão de longo prazo, assente na qualidade dos vinhos a comercializar, na importância da novidade das marcas e na cuidada apresentação dos seus vinhos. A garrafa bojuda e diferente que Fernando van Zeller Guedes idealizou para Mateus, inspirada no cantil dos soldados da I Guerra Mundial, é, aliás, um dos exemplos claros dessa determinação de ser diferente. Um vinho jovial, leve e fresco, ligeiramente doce e “petillant”, fácil de beber, adequado ao gosto das gerações mais jovens e ao gosto feminino.

Mais do que um desafio, o investimento no negócio de vinhos para exportação foi uma ideia que se tornou realidade por força da paixão de homens determinados. Uma maneira de estar vencedora, que veio prenunciar o que é hoje reconhecido como um percurso empresarial ímpar no panorama das organizações em geral, e das empresas do sector vitivinícola em particular.

Não obstante o entusiasmo dos fundadores, o risco era enorme. A ideia de produzir vinhos de mesa do Douro para exportação, num momento que o sector do Vinho do Porto não absorvia uma parte significativa das massas vínicas da região, afigurava-se genial. Mas, numa conjuntura de guerra mundial, tornava-se necessário descobrir mercados onde esses novos vinhos pudessem entrar facilmente.

O Brasil, com grandes comunidades de emigrantes portugueses, oferecia uma interessante oportunidade a explorar. Em 1944 estava ali encontrado o primeiro agente distribuidor de vinhos Sogrape no estrangeiro, que muito contribuiu para o fenómeno comercial de Mateus Rosé.

Contudo, no final da década de 40, o sucesso da Sogrape no mercado brasileiro esbarrava com a situação de profunda crise comercial, agravada por brutais taxas aduaneiras impostas pelas autoridades locais, pelo que, em 1947, Fernando van Zeller Guedes empreendia uma longa viagem de negócios por diversas cidades sul americanas, tentando o tudo por tudo segurar o mercado desse continente. In http://www.sograpevinhos.com/sogrape/historia



Sogrape Vinhos S.A. (Rótulos)


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


(Produtores ou Empresas)


Início / Apresentação / Glossário-Marcas / Curiosidades / Arquivo / Rótulos disponíveis para Trocas / Adegas Particulares / Vinhos da casa / Rótulos antigos / Linkes / Outro coleccionadores / Recordações / Engarrafadores / Rótulos com história / Temática / Grandes superfícies / Adegas Cooperativas / Contactos