Obrigado pela sua visita



Total de visitas: 1214741
Quinta do Ortigão
Quinta do Ortigão

    

Quinta do Ortigão


(Foto -99/0)


A família Alegre faz parte da história dos vinhos espumantes em Portugal. Justino Sampaio Alegre, bisavô de Pedro Alegre, atual proprietário da Quinta do Ortigão, introduziu em Portugal o método clássico de produção de vinhos espumantes em 1893. Justino Sampaio Alegre, um homem de visão, percebeu a aptidão das uvas brancas da Bairrada e produziu o primeiro Vinho Espumante português. O seu exemplo ficou enraizado na família e atualmente já estamos na quarta geração dedicada à elaboração de vinhos espumantes de qualidade, um caso raro em qualquer país do mundo.


Plantadas bem no coração da região da Bairrada, os 15 ha de vinha da Quinta do Ortigão, misturam a tradição e a contemporaneidade, produzindo uvas de qualidade desde 1948. A grande preocupação dos proprietários centrou-se na criteriosa escolha e plantio de castas seleccionadas que permitissem a produção de vinhos de grande complexidade. Nos brancos destacam-se o Sauvignon Blanc, o Chardonay, o Arinto, o Bical e a Maria Gomes. Nos tintos, a casta base dos vinhos da Bairrada, a Baga, é complementada por três castas de elevada qualidade enológica, a Touriga Nacional, a Tinta Roriz e o Cabernet Sauvignon.


No início do ano 2001 a família decidiu criar o seu próprio vinho de quinta, para o que se apetrechou com uma moderna e bem dimensionada adega. Esta adega tem todos os equipamentos e as caves de estágio necessários para produzir vinhos brancos, vinhos tintos e vinhos espumantes.

Com matéria prima de excepcional qualidade, tecnologia de ponta e o saber fazer de quatro gerações, a Quinta do Ortigão tem condições para se impor no mundo dos vinhos e espumantes e tornar-se uma referência na “nova” Bairrada.
Na seção VINHOS DA BAIRRADA há informações sobre os vinhos da Quinta do Ortigão.


 




A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


 


(Produtores ou Empresas)


 


Início / Apresentação / Glossário-Marcas / Curiosidades / Arquivo / Rótulos disponíveis para Trocas / Adegas Particulares / Vinhos da casa / Rótulos antigos / Linkes / Outro coleccionadores / Recordações / Engarrafadores / Rótulos com história / Temática / Grandes superfícies / Adegas Cooperativas / Contactos