Sites Grátis no Comunidades.net

Obrigado pela sua visita



Total de visitas: 1045302
Quinta de Murças
Quinta de Murças

            ... Next Last




(Foto 1/8)

Quinta de Murças - Murças, Lda.


Marcas
Quinta de Murças
Quinta dos Murças


Quinta dos Murças
Erguida na paisagem magnífica e monumental do Douro, Património da Humanidade, a Quinta dos Murças situa-se não muito longe da cidade da Régua, na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão. A Quinta dos Murças é uma propriedade histórica que data de 1714, edificada mais de quarenta anos antes da implantação da denominação do Douro. Adquirida pelo Esporão em 2008, a Quinta dos Murças possui um património riquíssimo que, para além de uma casa senhorial e suas dependências, inclui uma frente de rio com mais de três quilómetros. Beneficiando de uma riqueza paisagística única onde se sobrepõem encostas íngremes, socalcos, vinhas ao alto, ribeiros, vinhas e olivais numa paisagem paradisíaca que pode ser parcialmente observada da outra margem do rio Douro, da estrada que liga a Régua ao Pinhão. As vinhas estendem-se por 58 hectares de xisto, aqui e ali interrompidas por florestas, um pomar de citrinos de 10 hectares e um olival. O tempo e a sabedoria do homem conseguiram transformar esta paisagem altaneira e selvagem em terra capaz de produzir vinhos e azeites de referência, ajudando a construir os primeiros passos da reputação nacional e internacional da Quinta dos Murças.
In http://www.esporao.com/quinta-murcas/localizacao/

História
A primeira referência escrita à Quinta dos Murças data de 1770, embora se saiba que a quinta já existiria mas com outra designação desde 1714, à época pertença de António Cardoso de Vasconcelos. Presume-se que o nome Quinta dos Murças tenha sido atribuído em referência ao fidalgo da casa real Miguel Carlos Cardoso de Sousa de Morais Colmeeiro Teles e Távora, capitão-mor da vila de Murça e proprietário das Murças desde 1756.

Apesar das inúmeras referências à qualidade e excelência dos vinhos da Quinta dos Murças, a verdade é que as vinhas foram sendo continuamente negligenciadas e a quinta transaccionada de família em família e de sociedade em sociedade até que, em 1943, Manuel Pinto de Azevedo assumiu a administração da quinta, comprometendo-se na reabilitação do património e na replantação das vinhas.

Sob a direcção empenhada do agrónomo José de Freitas Sampaio, a Quinta dos Murças foi totalmente transfigurada, recebendo em 1955 a primeira vinha ao alto plantada no Douro, bem como o primeiro sistema de autovinificação alguma vez utilizado na região, para além de novos armazéns de estágio e de uma nova adega.

A Quinta dos Murças permaneceu na posse da família até que, em 2008, o grupo Esporão adquiriu a propriedade aos bisnetos de Manuel Pinto de Azevedo, assumindo a condução de uma das propriedades mais interessantes do Cima Corgo.
In http://www.esporao.com/quinta-murcas/historia/



Herdade do Esporão - Empresa Esporão, S.A. (Rótulos)


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
(Produtores ou Empresas)
Início / Apresentação / Glossário-Marcas / Curiosidades / Arquivo / Rótulos disponíveis para Trocas / Adegas Particulares / Vinhos da casa / Rótulos antigos / Linkes / Outro coleccionadores / Recordações / Engarrafadores / Rótulos com história / Temática / Grandes superfícies / Adegas Cooperativas / Contactos