Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Obrigado pela sua visita



Total de visitas: 1186433
Quinta da Romeira - Companhia das Quintas
Quinta da Romeira - Companhia das Quintas

          Next Last




(Foto 1/3)

Quinta da Romeira - Companhia das Quintas, S.A.



Marcas
Morgado de Santa Catherina
Prova Régia
Quinta da Romeira


Em 1703, o terceiro Conde de Castelo Melhor, Luis de Vasconcelos e Sousa - protagonista nas negociações do contrato de casamento entre a Princesa Catarina de Bragança e o Rei de Inglaterra Carlos II - instituiu em honra da Princesa o Morgadio de Santa Catherina, no qual incluiu a Quinta de Romeira, localizada em Bucelas.

No final do século seguinte, Sir Arthur Wellesley, mais tarde Duque de Wellington, chegou mesmo a repousar no Solar da Quinta, uma casa de traçado sóbrio e aristocrático, avistando das suas janelas manuelinas as famosas linhas de torres, que mandou construir, às portas de Lisboa.

Situada no âmago de uma das mais antigas regiões exportadoras de vinho (mencionado por Shakespeare em Henrique VI), a Quinta da Romeira iniciou em 1988 um profundo projecto de restauro do Solar, em simultâneo com a plantação daquela que é a mais extensa área de vinha contínua da casta Arinto em Portugal, actualmente com 70 ha, e a construção de uma adega totalmente concebida para a produção de vinhos brancos de elevadíssima qualidade...
In http://www.quintadaromeira.com

Existem notícias históricas que demonstram ser esta uma quinta muito antiga. Já no séc. XIII, o Conde D. Pedro entregou algumas propriedades para pagamento de uma dívida, entre as quais "um casal na Romeira". Mais tarde vamos encontrar a propriedade na posse da família dos Condes e depois Marqueses de Castelo Melhor, tendo o seu mais ilustre representante, o 3º Conde, instituído o Morgado de Santa Catherina em honra à Rainha D. Catarina, Rainha de Inglaterra e regente de Portugal. Desde 1987 que o projecto desenvolvido na quinta da Romeira tem um papel decisivo na recuperação do prestígio do vinho de Bucelas. De facto, com a plantação de 80 ha de vinhas e a construção de uma nova adega equipada com a mais moderna tecnologia, tornou-se possível produzir um Bucelas nas melhores condições. O sucesso do Prova Régia, a primeira marca lançada no mercado , evidencia bem a elevada qualidade da casta Arinto e dos vinhos de Bucelas. Este vinho é considerado pelos especialistas como um dos melhores vinhos brancos portugueses. Mais tarde surge um outro vinho de excelente qualidade: o Morgado de Santa Catherina, também exclusivamente da casta Arinto, fermentado em madeira e produzido em quantidade limitada. Mas a Quinta da Romeira, hoje inserida no âmbito do projecto empresarial Companhia das Quintas, não se esgota no vinho. A empresa também se preocupou com a recuperação do património construído que se encontrava muito degradado. Reconstruiu-se a casa senhorial onde se destacam duas janelas manuelinas, restaurou-se a capela datada de 1914 e antiga adega/lagar do século passado que hoje funciona como local para recepção de visitantes.
In http://www.infovini.com

Quinta da Romeira de Cima
Apartado 767
2670-678 Bucelas


Companhia das Quintas, S.A. (Rótulos)
Herdade da Farizoa - Companhia das Quintas, S.A. (Rótulos)
Quinta do Cardo - Companhia das Quintas, S.A. (Rótulos)
Quinta da Fronteira - Companhia das Quintas, S.A. (Rótulos)
Quinta de Pancas - Companhia das Quintas, S.A. (Rótulos)


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
(Produtores ou Empresas)
Início / Apresentação / Glossário-Marcas / Curiosidades / Arquivo / Rótulos disponíveis para Trocas / Adegas Particulares / Vinhos da casa / Rótulos antigos / Linkes / Outro coleccionadores / Recordações / Engarrafadores / Rótulos com história / Temática / Grandes superfícies / Adegas Cooperativas / Contactos