Sites Grátis no Comunidades.net

Obrigado pela sua visita



Total de visitas: 1052151
JP Vinhos, S.A.
JP Vinhos, S.A.

            ... Next Last




(Foto 1/14)

JP Vinhos, S.A.



Marcas
Adega das Pousadas / Arinto / Catarina / Compadre / Cova da Ursa / Ginjinha Portuguesa / Herdade de Santa Marta / JP / JP Azeitão / JP Moscatel / Loridos / Má Partilha / Meia Pipa / Monte das Ânforas / Moscatel Roxo / Moscatel de Setúbal / Paço do Cardido / Quinta da Bacalhôa/ Santa Marta / Serras de Azeitão / Só / Tinta Miúda / Tinto da Ânfora
Outros engarrafamentos
Casino Estoril (Vinho da casa)


A empresa foi fundada em 1922, sob a designação comercial de João Pires & Filhos, Lda.
A actividade da companhia era a compra de uva a viticultores da região de Palmela, destinada exclusivamente à produção e venda de VINHO A GRANEL.
No final dos anos sessenta, por morte do Sr. João Pires, fundador da empresa, os seus herdeiros cederam à firma José Maria da Fonseca, Succs. a totalidade do capital.

A actividade da empresa continuou a ser a produção de Vinhos a Granel, grande parte dos quais se destinava a fazer face às necessidades do grupo "José Maria da Fonseca".
No final dos anos setenta, ocorreram algumas mutações no grupo de empresas, e o Eng. António d'Avillez, passou a deter a maioria do capital de João Pires & Filhos, Lda.
António d'Avillez descende de uma família com longa tradição no Sector Vitivinícola. Ao terminar o curso de Agronomia estagiou em Montpellier, onde adquiriu uma experiência considerável na cultura do vinho nas diferentes fases.
Na verdade, começou pelo plantio do bacelo. Mais tarde esteve envolvido na produção de marcas famosas a nível mundial. De entre os seus inúmeros atributos, alguns jornalistas têm descrito o seu carácter como inovador, apaixonado e ambicioso . Tais referências baseiam-se, sem dúvida, nos resultados que tem conseguido, tanto na área profissional como pessoal. Acresce ainda o seu imparável espírito creativo, a maior dádiva de Deus, como foi já mencionado por um escritor especializado em vinhos. O seu gosto pela arquitectura e artes são outros atributos de destaque. António d'Avillez é, de facto, uma figura de relevo no sector vinícola Português.
Esta é resumidamente a figura do homem que trouxe esta empresa para a linha da frente, incutindo-lhe um novo dinamismo.

Foram efectuados vultuosos investimentos na remodelação da adega e na aquisição de vinhas e terrenos para a sua plantação. A produção de vinhos a granel continuava a ser a actividade exclusiva da firma.
Em 1982 inicia-se uma nova fase na vida da empresa com a entrada no segmento de vinhos engarrafados, com marcas próprias. Estas marcas tiveram e continuam a ter grande aceitação, quer no mercado interno, quer externo, constituindo hoje o principal componente das vendas da empresa.

Em 1987, a razão social passou a ser "João Pires, Vinhos, S.A.". Nesse mesmo ano foi decidido diversificar as actividades da firma, tendo-se optado pelo investimento em Pomares, dadas as acentuadas sinergias que a cultura destes tem com a cultura da vinha, de que já se exploravam cerca de 200 ha.
Prosseguiu entretanto o desenvolvimento do sector Vinhos Engarrafados. A adega foi submetida a uma renovação considerável, tornando-se uma das mais bem equipadas em Portugal, em termos tecnológicos e técnica de produção de vinhos.
Em 1988, o Grupo Brasileiro "Ouro Preto" (Família Almeida Braga) passou a participar no capital da firma.

Os vinhos produzidos estavam mormente direccionados à classe média-alta, o que foi considerado inadequado, dado o potencial vitivinícola da empresa. Assim, em 1993 foi decidido diversificar o portfolio de marcas, com o objectivo de produzir vinhos cuja relação qualidade preço atraíssem um maior leque de consumidores. Surge assim a linha de produtos "J.P.", que harmoniza com a actual designação da empresa.

Estes vinhos têm conseguido um enorme sucesso, tanto em Portugal como no mercado externo, e a sua contribuição para o aumento do volume de vendas é considerável.
Corolário de um percurso nem sempre fácil, a J. P. Vinhos, s.a. viu-lhe ser atribuída a gratificante menção de Melhor Empresa do Ano, pelo autor do "Roteiro Prático dos Vinhos Portugueses 1996", que dizia:
"António Avillez conseguiu assim o milagre de devolver o vinho às grandes multidões sem abandonar os produtos de elevada qualidade, evitou que o vinho prosseguisse um rumo elitista que o condenaria à morte súbita.

Para o "Roteiro 96" foi, de facto, a melhor empresa do ano, por tudo quanto fez pela divulgação do vinho através do acréscimo de consumo.

Actualmente alem da Adega em Azeitão, Península de Setúbal, possue ainda a Quinta dos Loridos, onde tem lugar a produção e estágio dos vinhos espumante Loridos, que têm merecido referências muito elogiosas por parte de conceituados « leaders » de opinião e Adega em em Arraiolos, onde se produzem os vinhos Regionais Alentejanos, que têm igualmente conhecido um grande sucesso : Tinto da Anfora e Herdade de Santa Marta e Compadre Tinto e Branco.
In http://www.vinhos.online.pt/def.asp?id=223


JP Vinhos, S.A.
Estrada Nacional 10 - Vila Nogueira de Azeitão
Pinhal Novo
2925 Azeitão



(A Empresa na actualidade)


Bacalhoa Vinhos de Portugal, S.A. (Rótulos)


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
(Produtores ou Empresas)
Início / Apresentação / Glossário-Marcas / Curiosidades / Arquivo / Rótulos disponíveis para Trocas / Adegas Particulares / Vinhos da casa / Rótulos antigos / Linkes / Outro coleccionadores / Recordações / Engarrafadores / Rótulos com história / Temática / Grandes superfícies / Adegas Cooperativas / Contactos