Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

Obrigado pela sua visita



Total de visitas: 1035360
Carcavelos
Carcavelos

        Próxima Ultima




(Foto 1/2)

DOC Carcavelos
O primeiro documento conhecido sobre as vinhas de Carcavelos data de 1370 mas foi durante o século XVIII que o vinho licoroso da região ganhou fama, promovido pelo Marquês de Pombal, que o produzia na sua Quinta de Oeiras. Nessa época conquistou vários prémios e chegou a ser o vinho mais exportado para Inglaterra, onde era conhecido como "Lisbon Wine" e "Calcavella".

Mas o crescimento urbano reduziu quase a zero a produção deste generoso e as entidades procuram agora recolocá-lo no mercado, apostando na recuperação de edificado e no aumento da área de envelhecimento. A criação de uma confraria e a construção do Museu da Vinha e do Vinho de Carcavelos estão também a ser projectados pelas autarquias da região.
A demarcação abrange freguesias dos concelhos de Cascais e Oeiras, em terrenos constituídos por calcário e argila arenosa. O clima é mediterrânico temperado, sem grandes oscilações de temperatura devido à proximidade do mar. A casta mais importante na obtenção deste tipo de vinho é a Galego Dourado.


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


(Produtores ou Empresas)


Início / Apresentação / Glossário-Marcas / Curiosidades / Arquivo / Rótulos disponíveis para Trocas / Adegas Particulares / Vinhos da casa / Rótulos antigos / Linkes / Outro coleccionadores / Recordações / Engarrafadores / Rótulos com história / Temática / Grandes superfícies / Adegas Cooperativas / Vinhos das Ilhas / Contactos